NOSSA HISTÓRIA
SONHAI E FICAREIS AQUÉM
A Oxente nasceu durante a
pandemia de Covid-19 na cozinha de mãe e filho como uma forma de eles ganharem
seu sustento de maneira digna.
Apesar dessa situação
difícil, o espírito empreendedor de Cássio e de sua mãe falou mais alto, pois
eles viram a oportunidade de vender o alimento que sempre lhes alimentou em seu
Estado natal (Alagoas).
A ideia de vender cuscuz nasceu no coração de Cássio, na cozinha da Sra. Maria, como se fosse uma inspiração. Porém, como bom alagoano, ele não queria vender qualquer prato, mas um que tivesse sua marca e assinatura de sabor.
Assim, ainda em abril de 2021, Cássio e sua mãe deram início ao preparo das receitas, montagem e, principalmente, ao tempero alagoano que é a alma do negócio.
Logo que nasceu, a Oxente
quis deixar claro que ela possuía uma identidade; por essa razão, carregamos
com orgulho e muita responsabilidade, em nossos cuscuzes e demais pratos, os
nomes das cidades e localidades mais queridas de Alagoas. Cada prato homenageia
uma cidade do Estado de Alagoas, o que cria um vínculo com a nossa terra natal
e com a nossa nova casa, a cidade de São Paulo.
Nossos pratos são autorais, pois nascem de memórias afetivas experimentadas pelo chef Cássio.
Somos hoje a maior cuscuzeira alagoana em São Paulo, apresentando pratos doces e salgados cuja base é o cuscuz. Também temos outros pratos que celebram nossas raízes e cultura, tais como: Baião de Dois feito do nosso jeito, o bolinho de Baião e a cocada Rei do Baião.
Temos a missão de celebrar a nossa cultura e gerar boas experiências àqueles que vêm conhecer a nossa Oxente.
Atualmente, o estabelecimento é tocado pelo chef Cássio, que mantém o mesmo espírito iniciado na fundação do
restaurante.
São muitos os desafios que temos pela frente, porém são muitas as conquistas que têm surgido pelas mãos de Deus e pelo trabalho incansável de valorizar a cultura nordestina e fazer com que cada detalhe do jeito de ser da nossa gente seja celebrado, pois temos orgulho de ser quem somos.
Assim com as grandes árvores a Oxente foi crescendo aos poucos, porém sempre dando frutos. Nos orgulhamos e agradecemos a Deus porque hoje somos a maior cuscuzeria de São Paulo, contando com milhares de Oxenteiros (pessoas que amam a Oxente) em nossas redes sociais.
Em setembro de 2024, o trabalho da Oxente foi novamente reconhecido, pois o restaurante recebeu da Câmara Brasileira de Cultura o Prêmio Top Empreendedor nas Américas, por seu trabalho de valorização da comida, cultura e localidades do Estado de Alagoas e o Chef. Cássio Gomes foi agraciado com a Cruz do Mérito do Empreendedorismo, por seu trabalho em prol da gastronomia nordestina.
Gostamos de dizer aqui na Oxente, como dizia um Santo Espanhol: "Sonhai e ficareis aquém”, porque no início de 2021 sonhamos uma pequena semente, porém Deus sonhou para nós uma imensa árvore.
Estamos construindo nossa história a cada dia, com os olhos fixos no futuro, porém sem esquecer o que nos trouxe até aqui.